Acabar com a epidemia do VIH: temos de pensar fora da caixa
Na abordagem ao VIH, como estamos no campo da vacinação e da cura?
Papel das inovações na qualidade de vida dos doentes: perspetivas em discussão
Conheça o peso das desigualdades sociais mundiais no combate ao VIH
Eficácia e segurança na mudança para TARV: o que dizem os estudos?
Será possível envelhecer de forma saudável com VIH?
O impacto da COVID-19 na abordagem preventiva e terapêutica do VIH
VIH e outras IST: estratégias de combate pela OMS
Investigação em novas terapêuticas na gravidez: da teoria à prática
Consulte aqui informações adicionais
O Dr. Stefan Scholten, diretor do Praxis Hohenstaufenring (Colónia, Alemanha), é o primeiro autor do poster “Efficacy and safety of switching to Dolutegravir/Lamivudine by baseline regimen in virologically suppressed adults: 48-week pooled analysis”, que foi aceite para apresentação na AIDS 2022 e cujos resultados vêm reforçar a combinação de dolutegravir/lamivudina como “uma opção de switch robusta e bem tolerada”, particularmente importante nas pessoas que são tratadas com regimes terapêuticos compostos por três ou quatro antirretrovirais.
Intitulado “Real-world treatment experience of single tablet dolutegravir/lamivudine in the US: results from the TANDEM study”, o poster apresentado pelo Dr. Stefan Schneider, especialista em doenças infecciosas e VIH/SIDA do ProHealth Partners (Califórnia), resulta de um trabalho realizado para “caracterizar os comportamentos de prescrição do mundo real” de regimes terapêuticos com dois fármacos baseados em dolutegravir “e os resultados do tratamento nos EUA”.
A Liga Portuguesa Contra a SIDA (LPCS) levou à 24.ª edição da International AIDS Conference (AIDS 2022) as conclusões a que chegou com uma análise sobre a utilidade atual das linhas de atendimento telefónico. A Dr.ª Rita Correia explicou à News Farma a reflexão exposta no e-poster “Are helplines effective in the current contexto of health services organization to answer HIV/AIDS needs?”. Assista ao depoimento em vídeo.
“A multicentre observational study to determine the safety and effectiveness of dolutegravir (DTG) use during pregnancy: data from DOLOMITE-NEAT ID Network study” é o título de um dos inúmeros posters aceites para apresentação na AIDS 2022 com enfoque na utilização do inibidor da integrase desenvolvido e comercializado pela ViiV Healthcare. Apresentado pela Prof.ª Doutora Justyna Kowalska, professora de Medicina do Department of Adults’ Infectious Diseases da Medical University of Warsaw (Polónia), este trabalho teve como objetivo “avaliar outcomes de mundo real, durante a gravidez e o parto, de mulheres que vivem com VIH submetidas a regime terapêutico baseado em DTG durante a gravidez, de acordo com o trimestre de exposição”.