Acabar com a epidemia do VIH: temos de pensar fora da caixa
Na abordagem ao VIH, como estamos no campo da vacinação e da cura?
Papel das inovações na qualidade de vida dos doentes: perspetivas em discussão
Conheça o peso das desigualdades sociais mundiais no combate ao VIH
Eficácia e segurança na mudança para TARV: o que dizem os estudos?
Será possível envelhecer de forma saudável com VIH?
O impacto da COVID-19 na abordagem preventiva e terapêutica do VIH
VIH e outras IST: estratégias de combate pela OMS
Investigação em novas terapêuticas na gravidez: da teoria à prática
Consulte aqui informações adicionais
No último dia da 24.ª International AIDS Conference, decorreu a “Rapporteur report back session”, na qual foram apresentados relatórios “sobre os principais destaques da conferência em todos os tópicos”, com uma síntese das mensagens a reter das várias sessões realizadas ao longo dos cinco dias de evento, sob moderação da Dr.ª Birgit Poniatowski, diretora executiva da International AIDS Society.
Durante a sessão “What's new in WHO guidelines: innovations, access and monitoring”, um painel de especialistas deu a conhecer as mais recentes orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para cabotegravir (CAB) de longa ação (LA) na prevenção do VIH (profilaxia pré-exposição/PrEP). Uma atualização das orientações diferenciadas para a PrEP à base de tenofovir oral e para o tratamento da meningite criptocócica foram também apresentados.
Para o Dr. Correia de Abreu, a International AIDS Conference “foi, é e será sempre um grande congresso”. Entre os diversos assuntos, o infecciologista destacou aqueles a que atribuiu maior importância, a convite da News Farma.
“Long-acting PrEP implementation: Fostering access and equity” foi o tema apresentado pela Dr.ª Beatriz Grinsztejn, diretora do STD/AIDS Clinical Research Laboratory e investigadora principal na HIV Prevention and Therapeutic Clinical Trials Unit da FIOCRUZ (Brasil) durante a “Prime Session” intitulada “HIV prevention and treatment”. Durante a sua palestra, a especialista focou-se nas duas mais recentes opções de profilaxia pré-exposição que se encontram em fase de implementação em vários países, o anel vaginal de dapivirina e o cabotegravir de ação prolongada.