Acabar com a epidemia do VIH: temos de pensar fora da caixa
Na abordagem ao VIH, como estamos no campo da vacinação e da cura?
Papel das inovações na qualidade de vida dos doentes: perspetivas em discussão
Conheça o peso das desigualdades sociais mundiais no combate ao VIH
Eficácia e segurança na mudança para TARV: o que dizem os estudos?
Será possível envelhecer de forma saudável com VIH?
O impacto da COVID-19 na abordagem preventiva e terapêutica do VIH
VIH e outras IST: estratégias de combate pela OMS
Investigação em novas terapêuticas na gravidez: da teoria à prática
Consulte aqui informações adicionais
“Harnessing digital health to end the AIDS epidemic” foi o tema apresentado pelo Dr. Weiming Tang, professor na UNC-Chapel Hill, durante a sessão prime “Health innovation”, que foi interrompida por uma manifestação pacífica a exigir “a cura para o VIH, já!”. Alguns pontos de intervenção digital e outros aspetos foram abordados pelo especialista que aproveitou a “pausa” para congratular a organização da AIDS 2022 pela oportunidade dada todos os participantes de se fazerem ouvir e poderem partilhar as suas exigências sem constrangimentos.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
No último dia da 24.ª International AIDS Conference, decorreu a “Rapporteur report back session”, na qual foram apresentados relatórios “sobre os principais destaques da conferência em todos os tópicos”, com uma síntese das mensagens a reter das várias sessões realizadas ao longo dos cinco dias de evento, sob moderação da Dr.ª Birgit Poniatowski, diretora executiva da International AIDS Society.
Durante a AIDS 2022, muitas foram as sessões nas quais ficou evidente que, apesar de um progresso positivo, a maioria dos países ficou aquém dos alvos “fast-track” globais estabelecidos pela UNAIDS para 2020. O simpósio “The 2025 targets: Powerful motivators or will we miss the mark?” teve, então, como propósito salientar as principais mudanças que foram feitas na recalibração dos novos alvos para 2025, com enfoque na forma como podemos usar efetivamente as novas metas provisórias para alcançar melhores resultados de saúde.
Durante a sessão “What's new in WHO guidelines: innovations, access and monitoring”, um painel de especialistas deu a conhecer as mais recentes orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para cabotegravir (CAB) de longa ação (LA) na prevenção do VIH (profilaxia pré-exposição/PrEP). Uma atualização das orientações diferenciadas para a PrEP à base de tenofovir oral e para o tratamento da meningite criptocócica foram também apresentados.