Acabar com a epidemia do VIH: temos de pensar fora da caixa
Na abordagem ao VIH, como estamos no campo da vacinação e da cura?
Papel das inovações na qualidade de vida dos doentes: perspetivas em discussão
Conheça o peso das desigualdades sociais mundiais no combate ao VIH
Eficácia e segurança na mudança para TARV: o que dizem os estudos?
Será possível envelhecer de forma saudável com VIH?
O impacto da COVID-19 na abordagem preventiva e terapêutica do VIH
VIH e outras IST: estratégias de combate pela OMS
Investigação em novas terapêuticas na gravidez: da teoria à prática
Consulte aqui informações adicionais
Durante a AIDS 2022, muitas foram as sessões nas quais ficou evidente que, apesar de um progresso positivo, a maioria dos países ficou aquém dos alvos “fast-track” globais estabelecidos pela UNAIDS para 2020. O simpósio “The 2025 targets: Powerful motivators or will we miss the mark?” teve, então, como propósito salientar as principais mudanças que foram feitas na recalibração dos novos alvos para 2025, com enfoque na forma como podemos usar efetivamente as novas metas provisórias para alcançar melhores resultados de saúde.
Para fechar os cinco dias de trabalhos na AIDS 2022, decorreu uma sessão de encerramento que contou com a participação do Dr. Jean-Pierre Routy, local chair do evento, do Dr. Jean-Yves Duclos, o ministro da Saúde do Canadá, e da ativista Mercy Shibemba, que partilhou uma mensagem sobre a importância da equidade. No final da intervenção da Dr.ª Adeeba Kamarulzaman, atual presidente da International AIDS Society, foi apresentada a sucessora ao cargo.
A ViiV Healthcare apoiou na organização de um simpósio satélite pela Clinical Care Options Independent Medical Education, intitulado “Conversations on healthy aging with HIV”, cujo painel de palestrantes foi constituído por três profissionais de saúde e três pessoas que vivem com VIH, oriundas de diferentes regiões e comunidades, para contribuir para a discussão em torno do envelhecimento e das melhores abordagens para minimizar barreiras e maximizar a qualidade de vida dos doentes. Esta foi uma sessão interativa que contou com vários momentos de televoto por parte da assistência.
Durante uma sessão inteiramente dedicada ao “HIV and co-infections”, a Prof.ª Doutora Marina Klein, professora de Medicina na McGill University em Montreal (Canadá), proferiu uma palestra intitulada “Triple elimination: HIV, HCV, HBV”, na qual deu a conhecer a atual realidade para as três infeções e o que é necessário fazer para se atingir as metas estabelecidas para o controlo e eliminação das mesmas.